Análise de filme com o profº Sidney Molina

Lars von Trier - Melancholia (2011)

O “Prelúdio” de Tristão e Isolda, de Wagner, encontra-se com obras visuais de Malevich, Brueghel, Millais, Caravaggio e outros, com a filosofia de Kierkegaard e a literatura de Shakespeare, tudo junto no cinema do dinamarquês Lars von Trier.

Esta sessão de análise da obra "Melancholia" é destinada aqueles que buscam perceber estes encontros e descompactar as referências filosóficas e culturais que compõe os diversos elementos do filme, do roteiro à atuação. 

A sessão será composta de uma exibição conjunta do filme, com atenção cuidadosa cena a cena, comentários, análises e a participação em tempo real dos alunos, além da conversa sobre as diferentes questões após o fim do filme. 

QUANDO:
A reunião acontece de forma online no dia 04/02/2023, de 14h às 18h. (Online - Plataforma Zoom)
 
Sobre o professor:
Além de violonista fundador do Quartenaglia Guitar Quartet (QGQ), professor e crítico musical, Sidney Molina é bacharel em Filosofia pela USP e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.  É crítico de música do jornal Folha de S. Paulo e autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara nº 1 e Música Clássica Brasileira Hoje.  

Sua formação acadêmica é exercida também como coordenador da Pós-graduação em Violão: pedagogia e performance da Faculdade Santa Marcelina, e professor do curso de música do FMU/FIAM-FAAM, em São Paulo, e da Fundação Carlos Gomes, em Belém. É Musician-in-residence da Portuguese School do Middlebury College, em Vermont (EUA). 

Desde 2010 coordena o Concurso Nacional de Violão Souza Lima e tem ministrado palestras, integrado bancas e ministrado master classes a convite de instituições como USPUNESPUNICAMPUFBAUFPAYale UniversityJacobs School da Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), Columbia University e Conservatório de Coimbra (Portugual).

Inscrições:
Investimento: R$95,00

Ingressos podem ser reservados através do botão a seguir: