Além de violonista fundador do Quartenaglia Guitar Quartet (QGQ), professor e crítico musical, Sidney Molina é bacharel em Filosofia pela USP e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É crítico de música do jornal Folha de S. Paulo e autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara nº 1 e Música Clássica Brasileira Hoje.
Sua formação acadêmica é exercida também como coordenador da Pós-graduação em Violão: pedagogia e performance da Faculdade Santa Marcelina, e professor do curso de música do FMU/FIAM-FAAM, em São Paulo, e da Fundação Carlos Gomes, em Belém. É Musician-in-residence da Portuguese School do Middlebury College, em Vermont (EUA).
Desde 2010 coordena o Concurso Nacional de Violão Souza Lima e tem ministrado palestras, integrado bancas e ministrado master classes a convite de instituições como USP, UNESP, UNICAMP, UFBA, UFPA, Yale University, Jacobs School da Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), Columbia University e Conservatório de Coimbra (Portugual).